terça-feira, 1 de junho de 2010

Os mistérios da Rosa






A rosa é uma das flores mais populares no mundo, sendo cultivada desde a antiguidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5 mil anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de pelo menos 35 milhões de anos passados.




Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa tendo mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias e apresentam originalmente 5 pétalas.





Hoje, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações por meio de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas como muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.



Elas podem ser cultivadas em vasos ou em canteiros gostam de muita claridade e locais bem ventilados plantas ótimas para se ter no jardim ou em varandas e sacadas de apartamento, na hora do plantio sempre utilize um terra adubada como a terra preta.



Adubação



Como qualquer ser vivo, elas necessitam de nutrientes para que possa creser e florescer melhor um adubo completo para muitos tipos de plantas é o Biofert Plus Universal, e as rosas adoram este abubo pois tem micros e macrosnutrientes em quantidade suficiente para suprir todas as necessidades de sua roseira.



Pragas e Doenças



Uma das principais pragas da roseira é o pulgão que é facilmente eliminado com inseticidas naturais como o Combat, deve ser aplicado uma vez por semana durante o período de um mês para que esta praga seja totalmente eliminada.



E uma das principais doenças que prejudicam a rosa é um fungo chamado Cercospora ou popularmente conhecido como ferrugem, este é controlado com o uso de produtos a base de sulfato de cobre ou pode se utilizar carvão em pó passando no local afetado, pois o carvão em pó é um ótimo fungicida natural.



Significados



As rosas possuem vários simbolismos, e, de certa forma, é um símbolo pagão, ligado muitas vezes a segredos escondidos da Igreja durante a Idade Média. A cada cor está associado um significado diferente, alguns desses significados estão listados abaixo:



• Rosas Amarelas: amor platônico;



• Rosas Brancas: reverência, segredo, inocência, pureza e paz;



• Rosas Champanhe: admiração, simpatia;



• Rosas Coloridas em tons claros: amizade e solidariedade;



• Rosas Coloridas, predominando as vermelhas: amor, paixão e felicidade;



• Rosas Cor-de-rosa: gratidão, agradecimento, feminino (muitas vezes aparece simbolizando o útero em algumas culturas, como o gineceu está para a cultura ocidental);



• Rosas Vermelhas: paixão, amor, respeito, adoração ;



• Rosas Vermelhas com Amarelas: felicidade;



• Rosas Vermelhas com Brancas: harmonia, unidade.








    Mande sua duvidas para o Dr. Planta.

3 comentários:

eniart67@hotmail.com disse...

olá dr planta
nossa tudo de bom
eu amo rosas estão super lindas,até parece meio aveludada............beijos até mais me mantenha smpre em contato

Dr. Plantas disse...

Oi tudo bem?

Obrigado e realmente as rosas são flores maravilhosas mais eu ainda tenho uma queda maior pelas Orquídeas

Um Abraço

Anônimo disse...

Oi, tenho uma roseira e principalmente nas folhas e brotos mais novos ela tá cheia de uma coisa branca que parece com pó ou talco. Isso está deixando-a opaca, sem vida. Acho que é um fungo, mas não tenho certeza. O que eu faço,podes me ajudar??
Leila