quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bromelias Otimas Para Dentro e Fora de Casa.


São quase exclusivamente originárias das Américas, principalmente das florestas tropicais, com apenas um gênero originário da costa da África Ocidental. São aproximadamente 1.400 espécies em 57 gêneros. O gênero Ananas é muito cultivado na América do Sul para se produzir a fruta abacaxi. O gênero Bromelia é cultivado em todo mundo para o paisagismo de jardins.



As bromélias não são parasitas como muitas pessoas pensam. Na natureza, aparecem como epífitas (simplesmente apoiando-se em outro vegetal para obter mais luz e mais ventilação), terrestres ou rupícolas (espécies que crescem sobre as pedras) e compõem uma das mais adaptáveis famílias de plantas do mundo, pois apresentam uma impressionante resistência para sobreviver e apresentam infinitas e curiosas variedades de formas e combinações de cores. As bromélias estão divididas em grupos chamados gêneros - que hoje são mais de 50. A maioria das espécies de um mesmo gênero tem características e exigências iguais. Gêneros diferentes requerem diferentes variações de luminosidade, rega e substrato.


Bromelias Epífitas

Estas bromelias são encontradas nas arvores na natureza. Elas podem ser cultivadas fasiumente em vasos porem devem ser plantadas com um subistrato que tenha uma boa drenagem como por exmplo casca de pinos.


Este tipo de Bromelia é otima para decorar ambientes internos devido suas flores com cores chamativas como amarelo e vermelho.


As Bromelias épifitas devem ser cultivadas em lugares com luz indireta (sem pegar sol em suas folhas). O melhor adubo para este tipo de bromelia é um adubo organico com o bokachi.




Bromelias Terrestres e Rupiculos


Estas bromelias são muito utilizadas no paisagismo, pois elas suportam ficar no sol pleno.


As bromelias terrestres são de fasil cultuvo, podem ser plantadas direto no jardim.


Elas jeralmente tem as folhas coloridas com amarelo, vermelho, diferentes dos de verde entre outras cores, posuem em sua maioria espinhos nas folhas.




As bromelias em geral floresem uma vez por ano e para que isso ocora elas devem sempre estar com água em seus calises.


Uma otima dica para evirar a proliferação de insetos como a denge em suas bromelias é encher seus calises com água misturada com água sanitaria (um litro de água para um colher de sopa de água sanitaria).


17 comentários:

Lúcia Martins disse...

Essas plantas são muito lindas, pena que estão acabando com nossas florestas, onde elas vivem e se prolifera. Quem sabe um dia os homens respeitam e aprendem que as plantas tb tem vida e estamos acabando com seu habitar.

eni silva disse...

olá amigo
vim te fazer uma visita amei ...bjks

Dr. Plantas disse...

Obrigado Silvia logo estarei com materia novas....Bj...

Anônimo disse...

Algumas correções URGENTES pro seu texto:

BROMÉLIA ao invés de bromelia
FACILMENTE ao invés de fasilmente
GERALMENTE ao invés de
FLORESCEM ao invés de floresem CÁLICES ao invés de calises
SUBSTRATO ao invés de subistrato

É incrível!!!!

drika disse...

Dr.Planta, seu blog está ótimo.Adicionei algumas informações suas no meu blog.
Dá uma passadinha lá!
abraços.

Anônimo disse...

Bom dia a todos, ontem comprei com meu marido duas Bromelias, e hoje vamos colorir nosso pequeno jardim com elas :) Gabi e Pesu.

Ateliê Mãos de Tesoura disse...

Muito legal seu blog,to iniciando meu bromeliario e vô segui seu blog pra aprender mais sobre essas plantas lindas

Anônimo disse...

gostaria de saber se posso cultivar orquideas amarradas nos galhos de um "cipreste italiano".

Anônimo disse...

PARA INFORMAR AOS QUERIDOS LEITORES....

geralmente......
VALEW

Amélia disse...

preciso de uma ajuda:tenho 5 brumélias ja adultas, com cercva de 2 anos e ainda não deram flor. elas estão enormes, bonitas, saudaveis, mas flor mesmo, nada... o que devo fazer?

Unknown disse...

Olá adr. Planta!

Tenho três vasos de murtas na minha varanda, porém duas delas estão complemante sem folhas, porém vivas. Há algum produto para que possa aplicar para folhear novamente?
Muito obrigada
Milena

Luciana disse...

Meu Deus, apesar de apaixonada por bromélias não consegui terminar de ler diante de tantos erros ortográficos!

paulo fernando schifelbein disse...

Esperar, vê se não tá faltando água, logo vai sair a flor.

paulo fernando schifelbein disse...

Sou um apaixonado por bromélias !!!!!

Ateliê Fazendo Arte disse...

Que bom saber sobre as bromélias, amei!

Marcus Teixeira disse...

Pelo amor de Deus, vai estudar português, depois você escreve um artigo.

Anônimo disse...

Antes de vir comentar algo vá aprender a ter educação. Tenho 100% certeza que você não tem metade do conhecimento que o autor deste artigo tem! O autor mesmo com sua dificuldade de escrita por conta de dislexia, se esforçou e estudou por anos para ter conhecimentos em areas especificas, mas infelizmente por pessoas como você ele acabou se desmotivando e abrindo mão.
O senhor Marcus, antes de ser um grande escroto, aprenda a respeitar! Não são todos os seres em terra que são tao grandiosos e espetaculares em tudo como o senhor!