Se você é uma pessoa que gosta de plantas, mas não tem tempo, paciência ou talento para cultivá-las, os cactos e suculentas são ótimas alternativas. Pois é, essas plantas gostam de muito calor e não precisam de muita água, além de serem extremamente resistentes e duradouras.
Esses grupos de plantas pertencentes à família das cactáceas se tornaram especialistas em sobreviver em regiões secas, mesmo atravessando longos períodos sem chuvas, elas permanecem verdes e vigorosas.
Os cactos e suculentas podem ser encontrados desde o Canadá (norte da América do Norte) até a Patagônia (no extremo sul da America do Sul). Ao todo, são aproximadamente duas mil espécies, vivendo desde o nível do mar até em montanhas de 4.500 metros de altitude. Enfim, há cactos e suculentas em lugares onde neva, como no Canadá e nos Andes, sobre troncos de árvores de florestas, como na Mata Atlântica.
Suas formas são variadas, a maioria tem espinhos e alguns dão flores muito vistosas. Quanto aos tamanhos, podem ser pequenos com dois centímetros de altura ou podem chegar a ter até dez metros de altura.
Em geral, os cactos e suculentas são mais adaptados a ambientes secos e solos formados por cascalho e areia, onde a água escoa muito rapidamente. Além disso, preferem ambientes abertos e com muita insolação.
O segredo de sua sobrevivência em climas tão inóspitos é o grande acúmulo de água tornando a planta extremamente resistente a longos períodos de seca, além disso, estas plantas têm várias adaptações como uma pele muito espessa e apresentam uma cera que ajuda a evitar a perda de água por transpiração e seus estômatos que são estruturas semelhantes aos nossos poros, permanecem fechados durante o dia abrindo apenas a noite evitando a perda de água na forma de vapor.
Como cultivar
Em vasos:
Os cactos e suculentas necessitam de sol, ventilação e não suportam excesso de umidade. Isso é o básico para quem deseja cultivar cactos. A exceção fica por conta dos minicactos e minisuculentas (aqueles que encontramos até em supermercados, em pequenos vasinhos) que, em geral, têm menos de três anos. Como ainda são bem jovens, os minicactos e minisuculentas apresentam menor resistência à exposição direta dos raios solares. Neste caso, é melhor colocá-los em áreas claras e arejadas, mas longe da luz solar direta.
Água:
Este é talvez o fator mais importante para o sucesso no cultivo de cactos. A quantidade de água necessária para a manutenção destas plantas depende de outros fatores (terra, drenagem, temperatura, etc.), sendo difícil determinar uma periodicidade exata para as regas, dá para chegar numa média, de acordo com os períodos do ano. No verão, as espécies com mais de três anos devem ser regadas a cada 5 ou 6 dias; já os minicactos a cada 4 dias. No inverno, os cactos mais velhos devem receber água a cada 12 dias e os jovens a cada 8 dias. Toda a terra ao redor deverá ser molhada, mas não encharcada. Deixe que a água seja absorvida antes de colocar mais água.
Terra e Fertilizante:
A mistura de terra indicada para o cultivo de cactos pode ser obtida misturando partes iguais de areia e de uma boa terra para plantas caseiras. Para fertilizar, recomenda-se, uma vez por mês, substituir a água da rega por um fertilizante líquido básico para plantas com o Biofert Jardim.
Dicas na Hora da Compra:
Se você está decidido a comprar um cacto ou uma suculenta procure plantas simétricas, sem áreas amassadas ou danificadas. Informe-se se o cacto que você está escolhendo se adapta melhor na sombra ou colocado diretamente ao sol, examine a planta para ter certeza que a mesma não está contaminada com fungos ou pequenos insetos, tanto no corpo quanto nas raízes. Ao transplantar a muda verifique que o vaso escolhido não tem nenhum tipo de umidade. A planta não deve ser molhada por cerca de uma semana, para que as raízes tenham tempo de se reconstituir.
20 comentários:
Muito legal o blog! Vou colocar um link para ele lá no meu.
Grande abraço!
Valeu Marcus vou seguir seu blog e colocar um Link aqui tambem
um abraço
São lindas as plantas, gostei do seu blog, botei como favorito.
muito legal por eu tenho muitos cactos ecurto essas plantas desde a minha infancia ,pois minha terra natal tem bastante cactos ,la podemos escolher qual pegalo e nao precisa comprar pois temos em todos os lugares .hoje moro em belo horizonte mg a minha casa tem mais cactos do moveis;mas sou feliz;por eles me faz lembrar minha terra natal.
oi Rose obrigado ... um grande bj.
oi Anônimo tambem adoro estas plantas o bom é que podemos der um ótima coleção devido a enorme variedade. tem um amigo Marcus Corradini tem o link dele no blog ele só escreve sobre cactos e suculentas vale apena dar uma olhada. um abraço.
Bom dia meu nome e cicero eu tenho uma floriculturas e miajudou bastante nota dez
Eu amei tudo, também tenho muitos cactos e suculentas e fico maravilhada com a beleza deles.
Olá!Seu post é bem antigo, mas amei o primeiro vaso! e queria saber se vc tem a fonte? obrigada!
Gostei...ótimo...obrigada!!!
Bem direto e simples, boas dicas, parabéns!
Gostei muito sobre os cuidaddos com as violetas. grata ajudou grata ajudou muito
Marilse 06 de abril de 2014!!!!!!!!!bom dia!!oi eu moro em cuiaba mt.aqui é muito quente,o cact vai bem aqui.mas as suculentas não sei, elas vão bem quanda chegam, mas não se adpetam com o clima.amo elas mas morrem,o que vc pode me explicar,me ensinar,amei ver as suas.muito lindas as suas. Desde ja muito obrigado bjos fica com Deus.......
Eu amei tudo, também tenho muitos cactos e suculentas e fico maravilhada com a beleza deles. .
abraços .
Neuza Maria
Adora as suculentas...
Amo suculentas.
Eu moro em SP, e tenho propriedades no ES que eh quente, assuculentas vao bem no calor, mas precisam de agua, sem encharcar, observa se ta encharcando, se acontecer, retira da terra deixa secar a agua por 2 ou 3 dias e replante em terra seca, se a raiz apodreceu corte e espera cicatrizar o corte e replante, coloco um pouco todos os dias ou dia sim, dia nao, se perceber que o sol esta queimando a planta, coloca onde o sol bate , so de manha ou a tarde, oufaca um toldo com telha transparente, vale apena....um abraço
Eu moro em SP, e tenho propriedades no ES que eh quente, assuculentas vao bem no calor, mas precisam de agua, sem encharcar, observa se ta encharcando, se acontecer, retira da terra deixa secar a agua por 2 ou 3 dias e replante em terra seca, se a raiz apodreceu corte e espera cicatrizar o corte e replante, coloco um pouco todos os dias ou dia sim, dia nao, se perceber que o sol esta queimando a planta, coloca onde o sol bate , so de manha ou a tarde, oufaca um toldo com telha transparente, vale apena....um abraço
Apesar do tempo do post, gostei muito do primeiro vaso e gostaria de saber onde posso adquirir um igual...
Postar um comentário