terça-feira, 18 de maio de 2010

Como manter sua Samambaia Sempre Bonita




Para manter estas plantas sempre fortes e bonitas o ideal é manter o vaso em local iluminado que pegue sol no período da manhã. Essas plantas são muito sensíveis ao vento, particularmente a samambaia-de-metro. Aprenda como cuidar delas:




Rega

Regar de duas a três vezes por semana, no verão, as samambaias precisam mais água do que no inverno. Molhe o vaso por igual, tomando cuidado para não encharcar, o que poderia causar apodrecimento da raiz. O segredo é nunca deixar o vaso totalmente seco. As samambaias gostam de receber um chuvisco sobre as folhas.





Poda:

Quando aparecerem folhas amarelas, faça uma poda, abrindo espaço para as brotações.

As mudas que surgirem da extensão do rizoma (caule subterrâneo) devem ser retiradas, evitando que a planta cresça demais e tenha que ser transplantada para um vaso maior.

A renda-portuguesa e a samambaia-de-metro queimam com o frio, portanto recomenda-se podá-las inteiramente antes do inverno chegar ou deixá-las em local mais quente durante a estação fria. Depois, elas brotam vigorosas.



Adubação:
Como qualquer ser vivo elas necessitam de nutrientes para que possam crescer melhor. Um adubo completo para muitos tipos de plantas é o Biofert Jardim, e as samambaias adoram este abubo, pois tem micros e macrosnutrientes em quantidade suficiente para suprir todas as necessidades de sua samambaia.

Pode ser também utilizados adubos ricos em nitrogênio uma vez que ele só produz folha e não troduz flores principalmente para Avenca.






Pragas e Doenças:

Uma das principais pragas da samambaia é o pulgão que é facilmente eliminado com inseticidas naturais como o Combat, deve ser aplicado uma vez por semana durante o período de um mês para que esta praga seja totalmente eliminada.



Já uma das principais doenças que prejudicam a samambaia é um fungo chamado Cercospora, popularmente conhecido como ferrugem, este é controlado com o uso de produtos a base de sulfato de cobre. Pode-se ainda utilizar carvão em pó no local afetado, pois é um ótimo fungicida natural.



Ela também sofre muito com o ataque de Lagartas e deve ser controlado retirando-as manualmente ou utilizando um produto chamado Dimipel que faz um controle biológico destas lagartas.


142 comentários:

Blog Dos Velhinhos disse...

Ta muito bom heim... Vai nessa!! Já tem uma galera aqui da Dafra acessando...
Passa o meu pra frente tb. Todo dia tem um post novo... Abraço. AMO VC IRMÃO!!!

Renato Neto.

J.Ricardo disse...

Seria muito interesante colocar os nomes das samambaias, cmo por exemplo a Avenca que está com a foto ao lado da postagem sobre regaa.
No mais está ótima a matéria.

elisa disse...

Tenho uma sambambaia que está com folhas pequenas e uma certa distancia entre uma folha e outra alguem pode me ajudar obrigada

Dr. Plantas disse...

Oi Elisa tudo bem?
Vou fazer de tudo para ajudar você sua samambaia em geral são plantas que não florescem é por isso gostam de uma adubação rica em nitrogênio para que ela cresça mais rápida é com mais força, lembre-se também que elas gostam de muita água.
Cuidado com cochonilhas e lagartas em sua samambaia.
Para que eu poça ajudar você melhor teria que ver pelo menos uma foto de sua planta.
Um grande abraço.

Anônimo disse...

Elas tambem adoram leite,quando seu leite de caixinha acabar,coloque agua na caixinha e jogue nas samambaias ela sficam verdinhas e dao varios brotos.As minhas estao lindas!

Bairro Iguaçu disse...

Tenho uma samambaia de metro e esta muito bonita. De dias para cá começou a apresentar um tipo de fungo na cor branca e ao pegar a mão fica como se estivesse engordurada. As folhas estão amarelando e o fungo se espalhando por toda a planta. Como devo proceder para eliminar os fungos e que produto, se for o caso, passar nas folhas.
Agradeço se puder me ajudar

Dr. Plantas disse...

oi Bairro Iguaçu..
sua samanbaia não tem fungo ela esta com cochonilha.
basta usar um inseticida ou pode fazer um com fumo em corda.coloque um pedaço de fumo para ferver na agua espere esfriar e aplique na samambais ate a cochonilha morer.

sonia disse...

tenho um pé de manacá de cheiro tem uns dois anos ,nunca deu flor intensa ,teve um periodo de crescimento intenso e agora está com uns dois metros de altura ,e seus galhos estao desfolhados e raramente surge flores, as folhas nascem retorcidas e de uma coloraçao escura.está plantado onde pega sol da manha somente. o que posso fazer pela minha planta,pois visivelmente ela está doente , mas nao sei o que fazer.. obrigada.

Lyze disse...

Olá Dr. Plantas!!
O meu problema com as samambaias é uma praga que ataca somente a parte inferior da folha. São vários pontinhos brancos, minúsculos mesmo, deixam as folhas amarelas. Já usei de tudo... fumax, dimi, fumo e sabao de coco diluido em água... só consegui queimar as folhas... SOCORRO!!!
pode ajudar-me??
Lyze

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Olá Dr.Planta
Gostaria de saber porque a minha sambambaia esta amarelando as folhas praticamente caindo todas. A ponto de morrer... Preciso de uma ajuuda :S

Unknown disse...

Oi Tudo bem? To aqui pra pedir uma ajuda , como fazer minha samambaia linda? Moro em Los Angeles, California, coloquei a samambaia na minha sala, abro a veneziana da sala todos os dias de manha, rego mas ela continua meio tristinha (rsrs) adoro plantas, cuido com um maior carinho, O Sr. pode me ajudar? Desde ja agradeco, Muito obrigada!!!
Marta

Dr. Plantas disse...

oi sonia procure vazer um adubação rica em Nitrogenio ex: 30-10-10 para ver se resouve o problema... bj

Dr. Plantas disse...

oi Lyze sua samanbia esta com cochonilha tem um produta que chama combat é muito bom pulverize sempre no fim do dia apos 17:00 horas uma vez por semana. Um lembrete muita água e ventilação para sua planta. bj

Dr. Plantas disse...

oi Anônimo no inverno é normal isso ocorrer com algumas samambais com a renda portuguesa adube bem ela que assim que o inverno pasar ela ira se recuperar.

Dr. Plantas disse...

oi Unknown procure um adubo chamado Adubo Peters ai é bem facio de achar poi é um adubo canadense procure a formulação 30-10-10 é a melhor para sua samambaia. um abraço.

cleolrv/mt disse...

tenho uma planta que nao sei como se chama, onde comprei ele disseram que é uma especie de samambaia, as folhas sao enormes verdes com um tom meio azulado quando você olha de lado. ja faz um ano que tenho ela e ela triplicou o seu tamanho mas as folhas agora estao bem pequenas e em toda a ponta dela esta parecendo queimada gostaria de poder mandar uma imagem.... aguardo resposta

Dr. Plantas disse...

Oi cleolrv/mt, por favor, manda uma fato no e-mail programadrplanta@gmail.com para que eu poça ajudar melhor vc mais por agora poço afirmar que sua planta precisa ser replantada, pois se ela cresceu muito ela ficou com pouco espaço e com isso sem nutrientes para que suas folhas cresçam com perfeição.

cleo/lrv disse...

estarei enviando ainda esta noite a foto. obrigada.

cleo/lrv disse...

dr planta ja enviei a foto mas sr. nao respondeu,

programadrplanta disse...

Oi cleo/lrv desculpe a demora, pois estava viajando esta planta sua é uma samambaia da família das Davallia, é uma planta muito forte.
como eu falei antes procure replantar ela e utilize um adubo rico em Nitrogênio como bioferte raiz. Ela esta atacada por cochonilha de carapaça tem um produto que chama combat que é ótimo para isso. Espero que sua planta fique boa logo um grande bj...

cleo/lrv disse...

muito obrigada. um grande abraço.

ღÐâmaღ disse...

Ola!
Que bom poder ter ajuda por aqui..
minha samambaia ta com umas coisinhas branquinhas na parte de tras das folhas, como se fossem ovinhos, sei-la..eu nao sabia o que fazer, achei que fosse algum fungo, e fui podando as infectadas..
fiz errado?
Como devo proceder..vou por foto no meu blog.
Abraço!

Dr. Plantas disse...

Oi ღÐâmaღ tudo bem? Bom é poder ajudar, pela sua discrição sua planta esta com ataque de cochonilha é um inseto que suga a seiva da planta, o melhor a fazer é comprar um inseticida com o Combat ou fazer uma solução de fumo fervido com sabão de coco pulverize de uma a duas vezes por semana.

Um grande abraço, e espero que sua planta se recupere rápido.

Organizatte Soluções em Organização disse...

Oi, boa noite, Dr. Plantas.

Gostaria de uma ajudinha do Sr.. Como eu realizo casamentos o ano inteiro, e vou me casar ano que vem, eu quero fazer tudo diferente no meu casamento. Então eu pensei em meu noivo, nossas famílias e eu plantarmos as flores que queremos usar no casamento. Que será no dia 15 de setembro de 2012. Eu havia pensado em girassóis, pois amamos essa flor. Se plantarmos ela por agora nasceria até lá? Tem alguma outra sugestão de qual planta podemos plantar? De fácil cultivo, e quando devemos plantar?

Obrigada.

Att,
Sabrina Azevedo

Soraia disse...

Olá,não entendo muito de planta ganhei uma sambabaia sempre rego agora apareceram uma bolinhas marrons, parecidas com lesmas, várias, o que será? E o que faço para combate-las. Obrigada
Soraia

angel disse...

Oi dr planta,
Minha avenca esta com algumas folhas queimadas, tentei mudar ela de lugar pois achei q recebesse muito sol, mas ai suas folhas murcharam, o q pode ser?

Meu nome e angelica

Anônimo disse...

Boa Tarde Dr Planta.
Comprei uma samambaia,porém ela está com as pontinhas secas e amarelas. O que devo fazer? e como eu devo poda-la?
Obg

Carmem disse...

Como eliminar as lagartas das plantas?

Lilianne disse...

Boa noite, Dr:Planta

Tenho duas samambaias e estão ficando com as folhas enferrujadas.O que devo fazer?

No aguardo.

Lilianne

Carlos disse...

POSSA POSSA POSSA POSSO POSSO POSSO

Anônimo disse...

edu

ganhei uma muda de samambaia de metro com duas folhas e ela não passa disso esta planta em um vaso na sombra com bastante terra vegetal, um pouco de pinus e um pouco de fibra de coco o que eu posso fazer pra que ela cresca mais?
agradeço se puder me ajudar...

ruth disse...

samambaia metro estao amareladas nas pontas oque faço e as raizes marron estao fracas muito finas

Anônimo disse...

Bom dia,
Ganhei um broto de samambaia de metro e as 5 primeiras folhas ficaram bem compridas, despois de um tempo ela brotou denovo mas as folhas ficaram bem curtinhas, agora brotou denovo e parece que tb vai ficar curtinha. Como faço para que os brotos fiquem compridos como os primeiros?? ouvi dizer que se eu podar alguns brotos ou outros crescem mais.. é verdade? Obrigado.

Kris disse...

Ola Dr Planta, minha samambaia está com uma lagartas pequenas ( lembram minhoca), várias ... o q faço ? Qual remédio comprar ?

Anônimo disse...

Minha samambaia está com folhas defeituosas e secando a pontinha do começo das folhas. O que fazer ??? Aguardo ajuda! Obri.




beth disse...

minha samanbaia de metro sempre aparece com a ponta queimada o que devo fazer.Beth. PASSA QUATRO MG.

Anônimo disse...

Olá, a minha renda portuguesa tem muitos anos.Estava bonita mais agora as bordas da folha ficam marrom e caem.O que fazer para restaurá-la?

Anônimo disse...

Foi o melhor blogger que encontrei falando sobre samambaias.
Obrigada pelas dicas. Para mim valeu a pena. Não sabia como lidar com a que comprei.

Anônimo disse...

tenho uma renda port. que estava linda. Em alguns dias apareceram como um pó branco nas folhas então morreu. Moro em frente ao mar, pode ser casusa? obg

Anônimo disse...

Por favor me ajudem, minhas samambaias estão morrendo. Onde moro ( em frente ao mar) pode contribuir para dificultar a vida das plantas. Espero ajuda

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Taty disse...

eu tenho uma samambaia pendurada na sala, como moro em apartamento não tem muita luz solar direta, eu rego dia sim dia não embaixo do chuveiro frio e deixo escorrer para voltar a sala, como faço a poda? e é um local apropriado pra planta?

Sara disse...

é interessante como se pode melhorar a sua vida com essas coisas naturais que é sempre importante ter essas coisas em mente, como uma alimentação saudável, como pode ser na Delivery Itaim

Anônimo disse...

Boa noite,
tenho uma jibóia,mas ela está suspens, pindurada na parede da minha cozinha e cresceu tanto que está quase encostando no chão,como faço a poda dela??
Obrigada !!

osvaldo disse...

Olá boa tarde!
Sabe me dizer onde posso encontrar sementes de samambaias? Desde já o meu muito obrigado.
POr favor enviar resposta para:
aderitosvaldo@gmail.com
Atentamente

Ana Cristina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcio disse...

Boa tarde!Gostaria de saber se vocês conhecem um tipo de Samambaia cuja muda brota na folha. Eu tive uma dessas há muitos anos atrás e não tenho mais, mas gostaria de adquirir uma muda, porém não sei seu nome e nem onde encontrar.
Agradeço desde já! Marcio

Anônimo disse...

dr minha samambaia é pequena e a poucos dias ela quebrou os seu "galhos"(eram 4 quebrou 3 foi uma bolada que meu irmão deu nela)tem como cura-lá para que ela não perca seu "galhos"

Unknown disse...

Eu tenho varias variedades de samambaia, depois que aprendi como cuidar melhor delas estou ate comercialisando em vazos, pois retiro varias mudas. obrigado pela instrução.

Anônimo disse...

Alguém sabe me dizer qual é o porte da Samambaia ??

Heloisa disse...

Moro em Portugal e estou a ter um problema com uma das minhas samambaias: as folhas crescem verdes e fortes e depois de um tempo começar a ficar escuras nas pontas e acabam por murchar. É uma samambaia que tenho há anos com todo o cuidado. Por favor, me indique o que se passa, se possível. Obrigado

colheita disse...

Oi Dr Planta
POr um imenso descuido coloquei minha samambaia no sol e agora ele secou por completo. Ai hoje cortei todas as folhas que ainda lhe restavam e mudei ela de vaso, mas não estou crendo q ela vai ressuscitar,me ajude por favor!!

Anônimo disse...

Oi dr. Planta,tenho uma avenca que está ficando com as folhas queimadas, e uma samambaia com folhas amarelas e queimadas.O que faço para salva-las?Obrigada.

rosi disse...

Eu uso muito a água da lavagem do arroz, as samambaias gostam pois ficam vistosas!!!!









monica disse...

BoA NOITE DR. PLANTA. ESTOU COM UMA PLANTA QUE NAO CONSIGO IDENTIFICAR PODERIA ME AJUDAR?


Anônimo disse...

Bom dia
Ganhei uma samambaia de metro,a alguns meses,ela ta enchendo de brotos, tenho q troca-la de vaso??
e outra apareceram largatas nela a uma semana e nao sei o que fazer,
poderia me ajudar???

bianca disse...

Dr Planta tenho uma samambaia pequena. Ela esta praticamente revivendo pois o antigo dono nao cuidava. Ela esta com umas hastes bem verdes porém não tem folhas como as demais. São duas no meio da demais. E parece que tem um pelinhos. Vc poderia por gentileza me esclarecer o que são? ??? Muito obrigada

sirlei disse...

Olá boa noite, gostaria de saber se devo cortar as raízes das samambaias que crescem para fora do pote, elas ficam bem compridas e me disseram que eles devem ser podadas para não atrapalhar o crescimento das folhas. Essa informação procede? devo realmente cortar essas raízes/... Obrigada..

Anônimo disse...

Tenho u pés de antúrio e está com as folhas com pingos marrom que devo usar nas suas folhas?

Unknown disse...

COMO CUIDAR DE SAMAMBAIA PAULISTINHA E ONDE ENCONTRAR MUDA PARA ESTAR COMPRANDO. ESTA RA ME AJUDANDO MUITO COM A RESPOSTA

Unknown disse...

Bom dia, tenho uma samambaia chorona que perdeu todas as folhas. Mas os rizomas estão vivos. O que fazer para rebrota- lá? Tenho colocado adubo foliar. Obrigada!

Anônimo disse...

tenho uma samanbaia que encheu o xaxim de raizes, o que eu faço? compro outro xaxim ou podo as folhas?

mabel disse...

bom dia ganhei uma muda de samambaia só q ela esta secando o q posso fazer para ela não morrer

Anônimo disse...

minha sambambaia esta feia ela estava linda e agora as folhas estao amarelas e estao caindo secas o que da pra fazer?

Anônimo disse...

devo deixar a samambaia tomar sol ou nao e recomendado

valmira disse...

Tenho uma samambaia conhecida aqui na Paraíba como canela de veado(renda portuguesa)e ela estava linda, mas no momento as folhas nascem bem verdes e depois ficam marrom. O que devo fazer? Pois ela está definhando.

Anna Paula Accioly disse...

Boa tarde, a minha planta não é uma samambaia mas uma arnica daquelas de folhas vermelhas que ficam bem grandes, eu mudei de casa e fiz uma poda nela, ela estava bem, mas agora as folhas estão murchas e estou com medo de que ela morra. A diferença é que agora estou em um apartamento e coloquei um prato embaixo dela, e antes eu regava e a água escorria pelo quintal. De quinze em quinze dias coloco um adubo líquido de cor verdinha e antes usava um rosinha. Eu não sei mais o que faço para que ela volte ao normal, estou muito triste pq eu trouxe ela da casa da minha mãe, era apenas uma folhinha, ai depois virou uma planta linda que eu já ate dei mudas aqui para os vizinhos. Se vc puder me ajudar, obrigada!

Bia disse...

Bom dia.
Estou fazendo alguma coisa errada porque minha samambaia está ficando com as folhas amareladas e estão caindo.
Está praticamente pelada.
O que estou fazendo de errado ?
Coloco adubo de samambaia e rego de 2 a 3 x por semana.
Obrigada.

milene disse...

Boa tarde gostaria de uma ajuda minhas plantas estão ficando brancas todas as folhas mais continuam lindas so que estão verdes e metades brancas.
Gostaria de uma opinião.
Desde ja agradeço

Unknown disse...

Ola, boa tarde gostaria de saber porque meu xaxim (que é novo) da minha samambaia se encheu de larvas e a água que drena e fica no pratinho esta com um mau cheiro terrível, o que faço para acabar com essas larvas? Será q isso foi porque usei torta de mamona no preparo da terra para plantar minha muda? Por favor me ajude

Erick disse...

Caro Dr. Planta, temos duas samambaias distintas que ficam em um comodo quente à tarde, mas com iluminação natural considerável e pouco vento. As vezes é ligado um ventilador que fica a aproximadamente 4 metros de distância. O problema é que uma está com as folhas totalmente esbranquiçadas com certa aparência de transparência e a outra está secando de um lado e suas folhas e talos quebrando. O que sugere?

Unknown disse...

ola, preciso muito de sua ajuda, minha renda portuguesa esta com as folhas caidas e murchas, tive que viajar e deixaei na vizinha, a qual me disse ter regado todos os dias, pois estava muito calo, e tb a deixou num lugar com vendo acho q foi isso, o que faço para recupera-la, urgente, comigo estava tao bonita

sharon silva disse...

Tenho. Várias. Plantas. E tão. Todas. Feias. Adoro. Plantas. Mas não sei como. Quida. E minhas. Sambambaia tá feia sem vida


Unknown disse...

Minha samambaia esta nascendo varias artes sem folha,gostaria de saber o que e i se devo fazer algo?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Alo, moro em Montreal, e temos uma samambaia há anos, a Maria Luiza, presente de um amigo. Ela foi sempre muito volumosa e bonita mas de repente secou e sobrou apenas um ou dois ramos verdes. Temo que as raízes apodreceram. Tem conserto?

Celso disse...

Alo, moro em Montreal, e temos uma samambaia há anos, a Maria Luiza, presente de um amigo. Ela foi sempre muito volumosa e bonita mas de repente secou e sobrou apenas um ou dois ramos verdes. Temo que as raízes apodreceram. Tem conserto?

ro disse...

Dr planta me ajude. Tenho samambaia canadense q está aparecendo manchas brancas e com o passar do tempo escurece e cai o que devo fazer?

Anônimo disse...

Olá tenho uma renda francesa a bastante tempo, gostaria de saber o que fazer para fortalece-la pois seus rizomas são pequenos e não crescem como deveriam.

DBMM disse...

Como o anônimo acima comprei uma renda portuguesa e os rizomas que vieram no vaso tem de 3,5 a 4 cm. As folhas são bonitas e as que vieram pequenas estão se desenvolvendo bem.
Troquei de vaso (plástico) para um de fibra de coco. Coloquei mais terra preta, mas mantive os rizomas em cima da terra e não cobertos por ela. Isso está correto?

O que devo fazer para que surjam novos brotos?
Como os rizomas crescem? Devo fazer alguma coisa específica para que eles aumentem de tamanho?

Obrigada.

Unknown disse...

OBRIGADO GRANDE HOMEM DE DEUS ...

Meu nome é KARI, eu tenho sido em grande cativeiro por quase 2 anos que sofrem nas mãos de um marido fazendo batota, ficamos felizes e deixando bem até que ele quis dizer sua antiga namorada tempo e ele começou a namorá-la fora do nosso casamento. Antes que você sabia que ele parou de cuidar de sua própria família. Chegou a um ponto, ele estava planejando se casar com ela e me divorciar de sua esposa, eu chorei e relatou-o a sua família, mas ele nunca ouvia ninguém, mas para cortar a minha história curta eu vim em busca de um verdadeiro espiritualista que poderiam destruir seu relacionamento e fazê-lo voltar-me e nossos 2 crianças.

    Na minha pesquisa eu vi pessoas que receberam testemunhos sobre a forma como os seus casamentos onde restaurados pelo Dr. Solo Sábio. I escolher o seu e-mail e narrado minha história para ele e ele concordou em me ajudar. Depois de seu trabalho é feito para mim, no terceiro dia o meu marido ea namorada tinha uma briga e ele a espancou e ele chegou em casa eu e as crianças implorando e pedindo perdão. Ele disse que seus olhos estão claros agora e ele nunca vai fazer nada para ferir sua família novamente e promete ser um pai carinhoso e nunca enganar novamente. Estou tão feliz que eu não perder ele para a menina todos agradecimento vai para o Dr. Solo sábio para você é um grande homem enviado por Deus para ajudar as pessoas deste mundo. Tenho gosto das maravilhas de sua ajuda e eu vou continuar a dizer de suas boas obras. e para quem este possa interessar Este é o seu e-mail: drsolowisetemple@gmail.com
   
     Dr Solo me disse que eu poderia também entrar em contato com ele em muitos outros problemas, incluindo:

(1) se você sempre tem pesadelos.
(2) Você quer ser promovido em seu escritório.
(3) Você quer mulheres / homens a correr atrás de você.
(4) Se você quiser uma criança.
(5) Você quer ser rico.
(6) Você quer segurar o seu marido / esposa para ser seu para sempre.
(7) Se você precisar de ajuda financeira.
(8) Cuidados Herbal
(9) Se você não é capaz de satisfazer a sua esposa desejo sexual devido à baixa ereção.
(10) Os problemas com o fluxo menstrual
(11) se recusou a pagar, as pessoas devido você ?.
(12) resolver uma questão da terra e recuperá-lo.
(13) Será que sua família Denny lo do seu direito?
(14) cura de qualquer tipo de doença ou doença.

     Contacte-lo hoje e certifique-se de que você só tem a felicidade que ele fez por mim. Email: drsolowisetemple@gmail.com

linda disse...

EU SOU Dora Sandy eu quero dar graças e eu vou sempre dar graças a Egbo que trouxeram de volta o meu marido divórcio que me deixou para seis anos dentro de 48 horas, eu já disse sobre esta última semana, mas eu prometi para sempre informar as pessoas sobre isso todo fim de semana de modo que aqueles que não li sobre isso na semana passada vai ler sobre isso esta semana, eu tenho procurado como engravidar e como obter o meu marido divórcio voltar para minha vida porque eu o amo com todo o meu coração, eu não poderia substituí-lo com qualquer corpo, um dia eu estava assistindo a minha televisão quando vi uma senhora dando graças ao sacerdote Egbo e dizer ao mundo como ele a ajudou Fiquei tão chocada que eu não podia acreditar, porque eu nunca ensinou que existem poderes que pode trazer casamento de volta perdido, então foi assim que eu decidi entrar em contato com ele também, porque eu realmente preciso do meu marido divórcio de volta, quando eu contato com ele eu disse-lhe tudo e ele me disse para não se preocupar que meu marido divórcio irá certamente estar de volta para mim, no prazo de 48 horas, em primeira eu não podia acreditar, porque eu estava pensando como poderia alguém que tenha ido para seis anos voltar dentro de 48 horas, por isso, então eu decidi assistir e ver, inacreditável dentro do próximo 48 horas eu recebi um telefonema de número desconhecido assim que eu pegar a chamada a próxima coisa que eu ouvia era meu maridos voz que ele estava pedindo e implorando-me no telefone que eu deveria perdoá-lo que eu deveria esquecer tudo que aconteceu que ele não sabia o que veio em cima dele, ele não prometeu deixar por qualquer motivo, que ele era realmente sinto muito pelo que ele fez, eu estava tão surpreso, porque eu nunca acreditei que isso pudesse acontecer, de modo que era como eu aceito seu pedido de desculpas e, na manhã seguinte, ele voltou para casa para me encontrar e ainda implorando para eu perdoá-lo eu disse-lhe que está tudo bem que eu o perdoei, foi assim que começou de novo e ele tem Chang, eu prometi a dizer este testemunho na estação de rádio, comentando este testemunho que agora estou grávida, mas ainda bem antes de este mês se esgote eu prometo dizer isto em estação de rádio e eu vou senhor, muito obrigado much.World por favor, estou implorando as pessoas a tentar ajudar-me agradecer a este homem para mim, ou se você precisar de sua ajuda aqui é sua endereço de e-mail dregbosolutioncenter@gmail.com

Unknown disse...

Bom dia Dotr planta tenho uma samambaia estava linda de uns dias pra cá começou aparecer pqs largatas eu retiro todo dia e todo dia tem a samambaia está ficando toda comida e feia o faço para eliminar as lagartas

Terezinha disse...

Boa tarde,
Tenho um pé de hibisco dobrado, que não está abrindo flores, pois os botões caem todos, antes de abrir. Eles ficam com o caule amarelado e caem.
Quando estava em um vaso pequeno ele já floriu. Porém, depois que transplantei para um vaso grande de cerâmica, ele enche de botões que não abrem.
Att.
Terezinha

Terezinha disse...

Terezinha
E-mail: matermoura@gmail.com

Unknown disse...

Bom dia!! dr. Planta...tenho uma samambaia de metro mas de um tempo para cá tem ficado amarela e rala as folhas li sobre a adubação, de quanto tempo faço essa adubação? agradeço...

Unknown disse...

As minhas samambaias são da espécie que não sei o nome mas sei que adoro. Queria que vcs me explicassem oque devo fazer porque a raiz toma conta do vaso uma vez por ano e a samambaia fica sendo jogada pra fora. A única solução seria trocar de vaso e dividir a Sam. ou oque. Obrigada.


Unknown disse...

Olá pessoas sobre este fórum meu nome é Lilian.i querer usar esta oportunidade para agradecer a rainha Madu a um grande feitiço caster que me ajudou a conseguir meu marido de volta de uma mulher má que usou uma poderes mágicos para levar o meu homem de mim e fazê-lo me odiar e os kids.I chamá-la de Mama becuase ela realmente salvou a minha felicidade e minha casa e ela me tomou como sua própria filha eu vou forver ser mama grato.

 Eu e meu homem RAYA ADAMS eram felizes juntos até que um dia ele voltou do trabalho, eu dei-lhe o jantar e ele disse que eu deveria esquecer que ele não está com fome. Eu suspeitava que algo estava errado e eu perguntar-lhe o que é e ele disse que não me ama mais e disse que quer um divoce, eu chorei e implorei a ele, mas nada funcionou. Cerca de uma semana mais tarde, ele disse que quer viajar, ele fez as malas e sair da casa. Mais tarde descobri que ele está com essa outra mulher chamada Alice.

Eu liguei para ele nenhuma resposta, eu lhe escreveu e nenhuma resposta. Sua família também apoiou-o a se livrar de mim, porque esta outra senhora usou magia negra no meu marido e sua família. Eles me e os meus filhos empurrado para fora da casa eu estava frustrado e devastou neste momento nenhum lugar para ir apenas a minha casa mães, então eu estava orando e buscando ajuda para restaurar o meu casamento até que um dia na internet i invadem uma história sobre este grande lançador de magias, sobre como ela ajudou uma senhora obter o seu homem de volta Eu também para outros testemunhos de outras pessoas sobre mesma mulher. Eu decidi entrar em contato com essa grande mulher através de seu e-mail: queenmadu211@gmail.com expliquei o meu problema com ela, ela cied em pena de mim e os meus filhos e me disse: "eu vou ajudá-lo e três dias o homem vai vir para você ". Ela me disse que Adams estava sob um forte feitiço mágico (magia negra) Ela me deu algumas instruções que eu follwed e ela realizou alguns sacrifícios acccording a ele. Bem cortar meu short longo da história, este grande womam Rainha Madu foi capaz de quebrar o feitiço e obter o meu marido de volta em 2 dias e também a mulher que fez o feitiço veio a confessar seus maus atos e pedir perdão para mim e minha em sogros.

Esta mulher é grande e poderoso. Serei eternamente grato a Você MAMA e eu vou continuar a falar de suas boas obras na minha vida.

Se houver algum de vocês lá fora, que tem problemas semelhantes ou qualquer outro problema que você deve entrar em contato com essa mulher para sua própria felicidade. Seu e-mail é:

queenmadu211@gmail.com

Obrigado pelo seu tempo.

Anônimo disse...

Oi muito legal as informações,tenho 2 samambaias de metro lindas mas o purgao e a lagarta estão ameaçando essa beleza vc menciona alguns inseticidas onde posso comprar Regi SP.

Anônimo disse...

Boa noite, minha samambaia de metro nao esta desenvolvendo, ela parece bastante doente, assim que começa seu crescimento, o broto queima e as folhas nao crescem mais, ja potei , adubei , e nao tem largatas copemndo seus brotos.

Anônimo disse...

Boa noite, minha samambaia de metro nao esta desenvolvendo, ela parece bastante doente, assim que começa seu crescimento, o broto queima e as folhas nao crescem mais, ja podei , adubei , e nao tem largatas copemndo seus brotos.

Anônimo disse...

Boa noite, minha samambaia de metro nao esta desenvolvendo, ela parece bastante doente, assim que começa seu crescimento, o broto queima e as folhas nao crescem mais, ja podei , adubei , e nao tem lagartas copemndo seus brotos

Unknown disse...

O q são bolinhas pretas q caem da samambaia paulistinha?

Anônimo disse...

para: Marcio de Mello Barros (Pergunta feita em 07 junho, 2013 10:52 )

Há algumas espécies de samambaias nas quais as mudas "brotam das folhas" (gemas na raque e no ápice das folhas), como :
_ Woodwardia radicans
_ Thelypteris abrupta
_ Elaphoglossum plumosum
_ Algumas espécies do gênero Davallia

Anônimo disse...

Olá! Comprei uma samambaia q estava sendo vendida na rua, dizem q ela dificilmente vai sobreviver. Isso faz uma semana tenho regado ela, porem suas folhas ja estão dando sinal de amarelamento e murchando.. O q posso fazer ? (rego ela todos os dias e mantenho na sobra p máximo possível, mas tem pegado um pouco de sol da manhã em algumas folhas

morenasollua disse...

Tenho várias samabaias,cuido muito,adubo de seis em seis meses.Uso na adubação,terra vegetal,esterco de boi,farinha de osso,torta de mamona.,humus de minhoca,e casacs de pau,com um pouco de areia.Depois de tudo muito bem misturado,sempre colco nas samambaias,em alguns dias vejo que nascem muitos e muitos brôtos,mas nascem finos as folhas não tem o vigor de uma folha como as compradas em floricultura.todas estam dependuradas na varanda do lado de fora,pegam levemente o sol da manha.Minha região onde moro é muito quente.Sempre molho a cada três dias,tendo em vista que elas estão plantadas em vasos de xaxim,xaxim de verdade.Obrigada,fico no aguardo da resposta.Estes brotos que nascem finos e soltam folhas fragEIS é normal?O que devo fazer para ter brotos fortes?Estou agindo corretamente?

Unknown disse...

Vou continuar a falar de seu bom trabalho Grande Mãe Rainha Madu. Obrigado por trazer limos volta para o meu rosto.

Olá pessoas sobre este fórum meu nome é Lilian.i querer usar esta oportunidade para agradecer a rainha Madu a um grande feitiço caster que me ajudou a conseguir meu marido de volta de uma mulher má que usou uma poderes mágicos para levar o meu homem de mim e fazê-lo me odiar e os kids.I chamá-la de Mama porque ela realmente salvou a minha felicidade e minha casa e ela me tomou como sua própria filha eu serei para sempre grato mama.

 Eu e meu homem RAYA ADAMS eram felizes juntos até que um dia ele voltou do trabalho, eu dei-lhe o jantar e ele disse que eu deveria esquecer que ele não está com fome. Eu suspeitava que algo estava errado e eu perguntar-lhe o que é e ele disse que não me ama mais e disse que quer o divórcio, eu chorei e implorei a ele, mas nada funcionou. Cerca de uma semana mais tarde, ele disse que quer viajar, ele fez as malas e sair da casa. Mais tarde descobri que ele está com essa outra mulher chamada Alice.

Eu liguei para ele nenhuma resposta, eu lhe escreveu e nenhuma resposta. Sua família também apoiou-o a se livrar de mim, porque esta outra senhora usou magia negra no meu marido e sua família. Eles me e os meus filhos empurrado para fora da casa eu estava frustrado e devastou neste momento nenhum lugar para ir apenas a minha casa mães, então eu estava orando e buscando ajuda para restaurar o meu casamento até que um dia na internet i invadem uma história sobre este grande lançador de magias, sobre como ela ajudou uma senhora obter o seu homem de volta Eu também para outros testemunhos de outras pessoas sobre mesma mulher. Eu decidi entrar em contato com essa grande mulher através de seu e-mail: queenmadu211@gmail.com expliquei o meu problema com ela, ela chorou de pena de mim e os meus filhos e me disse: "eu vou ajudá-lo e três dias o homem vai vir para você ". Ela me disse que Adams estava sob um forte feitiço mágico (magia negra) Ela me deu algumas instruções que eu segui e ela realizou alguns sacrifícios de acordo com ele. Bem cortar meu short longo da história, essa grande mulher rainha Madu foi capaz de quebrar o feitiço e obter o meu marido de volta em 2 dias e também a mulher que fez o feitiço veio a confessar seus maus atos e pedir perdão para mim e minha em sogros.

Esta mulher é grande e poderoso. Serei eternamente grato a Você MAMA e eu vou continuar a falar de suas boas obras na minha vida.

Se houver algum de vocês lá fora, que tem problemas semelhantes ou qualquer outro problema que você deve entrar em contato com essa mulher para sua própria felicidade. Seu e-mail é: queenmadu211@gmail.com

Obrigado pelo seu tempo.

Anônimo disse...

nasceu uma samambaia em meu quintal q tem um polem nas folhas q e muito cheiroso e diferente qual e essa especie ?

Anônimo disse...

É verdade que o leite deixa a folha da samambaia verde?

Paulo cezar disse...

E necessário plantar a sambambaia em um chachim?

Marcos disse...

A chorana fica adormecida? pois é a minha está, caiu as folhas e os brotos param na metade do caminho ja faz mais de mês,só que estão verdinhos os brotos e as raizes porèm param de cresçer,será que morreu mais ta verde ainda??? porfavor quem poder responder ai.

Anônimo disse...

Anderson... Será que K-Othrine resolve o problema com a cochonilha?

Unknown disse...

Esse adubo é o mesmo NPK encontrado nas floriculturas????

Anônimo disse...

Eu uso borra de café nas minhas e estão lindas

Viviane disse...

Bom dia. Por favor preciso de ajuda. Tenho uma renda portuguesa lindissima. Toda cheia de folhas e brotos. Estou sempre adubando. Porém a duas semanas as folhas estão caindo e no chão aparecem bolinhas como se fossem coco de lagarta, mas não as acho e pequenos pedaços das folhas picadas. O que pode ser? Não consigo descobrir para cuidar da minha planta.

CARLAN disse...

Boa noite Dr.plantas, minha samambaia esta com as plantas parecendo queimadas murchas ficando secas o que pode ser?

Unknown disse...

bom dia ganhei uma samambaia que está com a raiz toda branca o que fazer para ajuda-la?

Ana disse...

Adorei as dicas sobre samambaias!!!

Benê disse...

aquando e como podemos cortar os cipós da samambaia de metro?

Benê disse...

Minha samambaia de metro parou de dar folhas. Isso é normal?

simone disse...

estou tendo problemas com largatas, voce indica algum remedio

dina disse...

as largadas estao comendo minha plantas estou com medo de colocar veneno e prejudicar as minha plantas

maria disse...

ate um dias atras as largatas estavam acabando com as minhas plantas, precisei mudar de lugar e usar um veneno que me recomendaram, ate agora parece que deu tudo certo

Anônimo disse...

Tenho uma sambambaia Amazonas mas ela não está crescendo e suas folhas estão atroviadas o que fazer??

Unknown disse...


Agradeço ao sacerdote manuka pela restauração do meu casamento. Nós fomos separados por 3 anos. Nós começamos a falar sobre reconciliação. Era algo que nós dois não planejamos. Eu comecei a procurar na rede por pessoas que Deus restaurou seus casamentos e eu encontrei o padre manuka, em como ele ajudou tantas relações por seu feitiço lançando com seu contato, então eu entrei em contato com ele para ajudar de repente depois do feitiço meu marido retornar em casa 6 dias após o lançamento do feitiço e pedir perdão e agora estamos vivendo felizes novamente, obrigado sacerdote manuka por sua ajuda. Qualquer stander lá fora, tendo esse problema deve enviar e-mail manuka padre e ele irá ajudá-lo em sua situação sua via: lovesolutiontemple1@gmail.com

** disse...

DEVE LER:

Meu nome é Letícia sou de Portugal, estou aqui para testemunhar o grande trabalho de um grande feiticeiro que me ajudou com todos os meus problemas hoje estou feliz por causa dele, tudo começou 2002 eu era casado com um homem chamado Ernest rapolas da Itália Ele se cansa de mim depois de 15 anos de casamento e não há criança e as coisas eram difíceis para nós, financeiramente não estávamos bem, e meu marido buscava o divórcio apenas para me viver sozinha e encarar a vida, eu estava orando a Deus para tê-lo de volta, até 2016, quando eu encontrei um amigo que me dirigiu ao Dr. Odia um feiticeiro que a ajudou com seus próprios problemas, eu me encorajei e o contatei, a primeira coisa que ele disse foi que meus problemas acabaram desde que eu contactou-o para obter ajuda. Eu acredito nele e pergunto o que vou fazer em seguida, ele me disse o que fazer e ele disse depois que meu marido vai voltar para mim implorando de joelhos em 24 horas, isso foi depois de 10 anos de divórcio, surpreendentemente após seu trabalho, meu marido chegou implorando de joelhos eu urgentemente aceito ele e informou o Dr. Odia sobre isso, ele disse que vai lançar um Feitiço de Dinheiro para mim também, para a minha família ser favorecida financeiramente, e eu trabalhei com ele depois de 48 horas em todos os lugares as pessoas me favorecem e meu negócio foi avançando para o melhor, agora estou feliz e feliz em informar no mundo que este é o homem mais poderoso que eu conheci em qualquer lugar do mundo, ele tem a solução para qualquer tipo de problema que você tem, ele não está com dinheiro consciente, ele ajuda e espera até que você esteja bem antes de esperar sua apreciação, então meus irmãos e irmãs se você estiver em qualquer situação e precisar de ajuda, eu devo entrar em contato com o Dr. Odia hoje e ter seus problemas resolvidos. Aqui está o seu email: odiasolutioncenter@gmail.com e o seu número Whatsapp: +2349065101630 e número Viber: +27638836445. para o bem de vocês pessoas que precisam de ajuda e para aqueles que querem agradecer-lhe por mim pelo bom trabalho.

Andrea disse...

Dr fiz a troca de vaso e dividi em duas minha samambaia e as folhas agora estão caídas e "moles". Como recuperar?

Unknown disse...

Olá! Minhas samambaias estão com manchas brancas no caule, o que posso fazer?

Bene disse...

os cios, ou rizomas, da samabaia de metro estão crescendo para fora do vaso e há muito não nasce folhas novas. PODAR ESSES CIPÓS DA FORÇA ÀS FOLHAS? EM QUAL ÉPOCA DO ANO PODE PODAR ESSE CIPOS?

Luluda disse...

Posso cortar só as pontinhas amareladas ou tem que ser toda a folha?

Tiago Oliveira disse...

Parabens pelo artigo, otimas dicas, me ajudou bastante!

Unknown disse...

Ele não responde nada

Karin Klaes disse...

Boa tarde Dr Planta!
Minha samambaia de metro está com um escurecimento nas folhas mais velhas, começa a escurecer na parte central (meio) das folhas. Não faço ideia o que poderia ser. Você pode me ajudar?

Anônimo disse...

Não vi nenhuma resposta.
Para que ter um local para perguntas se ninguém responde, nunca?

Anônimo disse...

Alguém tem uma resposta para a pergunta feita pela Viviane:

"Bom dia. Por favor preciso de ajuda. Tenho uma renda portuguesa lindissima. Toda cheia de folhas e brotos. Estou sempre adubando. Porém a duas semanas as folhas estão caindo e no chão aparecem bolinhas como se fossem coco de lagarta, mas não as acho e pequenos pedaços das folhas picadas. O que pode ser? Não consigo descobrir para cuidar da minha planta."

Anônimo disse...

Pela data do último post (2010) este Blog é um morto-vivo e ninguém mais cuida dele. Uma pena !!

Unknown disse...

Minhas samabaias está morrendo sais as folhas e seca as pontas.
Por vavor uma dica como salvar?

Unknown disse...

Minha samambaia chorona está a apodrecendo eu coloquei casca de pinos acho que pode ser isso

Unknown disse...

Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

Unknown disse...

Joga baygon nelas, sempre jogo nas minhas.as lagartas caem tudo

Unknown disse...

Samambaia de metro gatilho ponta quebrada continua crescendo ?

Unknown disse...

Samambaias de metro com as pontas quebradas continua crescendo? E algumas follhas pouco mucha mas continua verde ajuda agradeço

Anônimo disse...

A verdadeira história de vida, meu nome é libanesa, casei-me por 13 anos, meu casamento está se deteriorando há algum tempo, então estava prestes a se desfazer, eu era sua leal fiel esposa de apoio e confiança, ele tinha um lado selvagem adicional que estava fora de controle , O último incidente foi quando descobri que ele estava tendo um caso duas semanas antes do nosso 14º aniversário de casamento. Do nada, meu marido acabou de falar comigo sobre o divórcio, fiquei tão magoado e sendo uma mulher independente, pensei que podia lidar com ser solteiro, era tão difícil seguir em frente, então tive que procurar ajuda on-line. Nossos terapeutas de casamento e família pensaram que "algo" não estava certo sobre meu marido, eu entrei na internet e descobri o Dr. Fayosa e suas boas críticas ao trabalho com feitiços, entrei em contato com ele por E-mail (Fayosasolusionhome@gmail.com) ou Whatsapp +2348151918774 que pedi um feitiço de Amor em seu templo e 24 horas depois que o feitiço foi feito e completado na manhã do dia dia seguinte por volta das 09:34 da manhã eu estava aliado chocado com a forma como meu marido me ligou me dizendo o quanto sentia minha falta, seu feitiço funcionou tão rápido e meu marido tem sido tão amoroso ultimamente Natural e eu estou tendo um casamento feliz depois de usar seu feitiço de amor, se você estiver em um casamento sem amor e infeliz que não pode ser recuperado, acredite em mim Há luz no fim deste túnel e há um grande poder que pode restaurar relacionamentos e casamentos desfeitos, não importa quanto tempo vocês tenham partido, encontre-se com um grande homem que possa controlar o sol e a lua para trabalhar para você e resolver seu problema, cure seu casamento \ relacionamento e economize seu dinheiro Você pode entrar em contato com o Dr. Fayosa em seus detalhes de contato. E-mail: (Fayosasolusionhome@gmail.com) ou Whatsapp +2348151918774

Unknown disse...

Tenho um probleminha com minha samambaia tem algumas folhas secando porque será pode me ajudar

Unknown disse...

Boa tarde ...essa semana ventou horrores então percebi elas bastante tristes ...o que fazer

Mr Wang Yongli disse...

Você precisa de um empréstimo???? Empréstimos pessoais ou empréstimos comerciais???? Fale comigo sobre isso. NOME DE CONTATO: Sr Petr Buzek, Se estiver interessado, entre em contato conosco em::::::petrbuzekloanfirm@gmail.com
Whatsapp agora: +639451256230

Anonymous disse...

Eu li alguns testemunhos sobre um lançador de feitiços de amor chamado DR IBINOBA sobre como ele ajudou muitas pessoas a trazer de volta seus ex-amantes em 48 horas E 72 HORAS, Sinceramente, eu estava pensando se isso era real e se esse homem poderia realmente ajudar a trazer de volta meu amante que tanto amo. Decidi contatá-lo porque amo muito meu namorado e estamos separados há alguns meses. Eu realmente senti tanto a falta dele, tentei todos os outros meios para recuperá-lo, mas não consegui. Entrei em contato com o DR IBINOBA e ele me disse que meu ex voltaria para mim nas próximas 48 horas, o DR IBINOBA o liberou para me informar o quanto eu o amava e o queria. E abriu os olhos para imaginar o quanto compartilhamos juntos. Meu ex agora está de volta para mim novamente. Enquanto estou escrevendo este testemunho agora, sou a garota mais feliz do mundo e eu e meu namorado estamos vivendo uma vida feliz e nosso amor agora é mais forte do que era antes do nosso rompimento. Todos os agradecimentos vão para DR IBINOBA pelo trabalho excessivo que ele fez por mim, ajudando-me a voltar com meu ex-namorado. Eu gostaria de deixar o número do DR IBINOBA e espero que você veja este testemunho e entre em contato com ele se você tem um amante que você realmente quer tanto de volta,WhatsApp: +2348085240869,E-mail: dromionoba12@gmail.com

Anônimo disse...

Não sabia disto

Anonymous disse...

Olá a todos, eu sei que há alguém em algum lugar lendo isso, meu nome é Dena Osco da cidade de Leicester, Reino Unido, quero compartilhar um ótimo trabalho de um lançador de feitiços chamado Dr Ibinoba Omion. Meu marido e eu tivemos uma briga que levou ao nosso divórcio, mas quando ele me deixou uma parte de mim foi embora com ele e eu fiquei triste e chorei o dia todo e a noite eu estava procurando algo online quando vi pessoas testemunhando sobre seu ótimo trabalho e eu decidi experimentá-lo, fiz tudo o que me disse para fazer e ele me garantiu que depois de 48 horas meu marido voltará para mim, depois de tudo, para minha maior surpresa, um carro parou do lado de fora da minha casa e era meu marido i Estou tão feliz até a data. Por favor, entre em contato com o Dr ibinoba hoje, porque ele também pode ajudá-lo com qualquer problema que o desafie .. WhatsApp +2348085240869, E-mail: dromionoba12@gmail.com